Importância da fisioterapia em oncologia

A fisioterapia em oncologia tem sido cada vez mais reconhecida como apoio e parceira no combate ao câncer pelos especialistas no tratamento oncológico. O American College of Surgeons Commission (2012) recomendaram o duplo rastreamento de danos físicos e psíquicos  como parte das melhores práticas do cuidado  oncológico. Desde 2015 eles têm auditado a presença dos protocolos de reabilitação nos planos de cuidados para sobrevivência nos processos de acreditação de centros especializados nos EUA. Ao entender a importância da fisioterapia em oncologia em um plano de cuidados, que se previna ou antecipe danos futuros.

No entanto, há poucos fisioterapeutas que sabem como atuar de forma segura e efetiva nesta área, apesar do grande crescimento recente de evidências respaldando a sua importância.

O câncer em evolução assim como seu tratamento, que muitas vezes precisa ser agressivo na tentativa de controlar a doença, podem reduzir a capacidade funcional e consequentemente a qualidade de vida de muitos pacientes.

Cabe a fisioterapia assumir a responsabilidade para uma saúde funcional de pacientes em continuo cuidado de câncer ou mesmo para prevenir um câncer, ou seja, antes do diagnóstico, logo após o diagnóstico, durante o tratamento, logo após o tratamento e junto aqueles que receberão apenas cuidados paliativos. Porque em cada uma destas fases, a depender da evolução da doença ou do seu tratamento, diversas disfunções físicas e respiratórias podem surgir e a fisioterapia pode e deve atuar, preventivamente ou terapeuticamente, de forma a obter o melhor resultado.

A figura abaixo ilustra quando a fisioterapia deve atuar em oncologia e com quais objetivos.

Escutar:

Prevenção

O Comitê Consultivo de Diretrizes de Atividade Física (PAGAC) do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS) 2018, analisou a relação entre atividade física e incidência específica de câncer e encontraram evidências de grau forte ou moderado da associação entre aumento da atividade física e redução do risco de câncer. 

Pré-habilitação

O trauma cirúrgico, assim como a quimioterapia e a radioterapia, induz um estado de estresse que ameaça a homeostase metabólica e fisiológica. Uma contínua ou exagerada resposta ao estresse pode ter consequências clínicas adversas, incluindo hiperglicemia, catabolismo, hipertensão, taquicardia e imunossupressão. 

Cientes disso, as equipes do tratamento oncológico têm reconhecido a oportunidade de preparo dos pacientes para o tratamento oncológico, através de uma pré-habilitação, com o objetivo de atenuar o catabolismo e preservar os processos de resposta ao estresse que promovam a recuperação e a imunoproteção ou seja, criando uma reserva funcional prevista de ser perdida com o tratamento oncológico ao trabalhar a capacidade aeróbica e a massa muscular principalmente.

Desta forma, é possível criar condições para receber o tratamento oncológico com melhor perspectiva de cura do câncer e ainda reduzir custos com o tratamento. 

O desafio fisiológico do tratamento oncológico pode ser comparado a correr uma maratona. Em ambos os casos, a preparação é crítica!

Habilitação Funcional

Durante o tratamento oncológico, muitos pacientes experimentam redução da mobilidade, perdas funcionais e todo o impacto que isso pode causar na sua qualidade de vida e, talvez, até no seu tempo de vida. Desta forma cabe ao fisioterapeuta oncológico estimular e manter funções físicas e respiratórias com o intuito de prevenir e tratar precocemente os eventos adversos com o tratamento oncológico. Pois cada um deles podem induzir a diferentes disfunções. Cito abaixo alguns exemplos:

  • Quimioterapia: fadiga, fraqueza, síndrome do imobilismo (SI), náusea, neuropatia periférica, mucosite oral…
  • Radioterapia: fibrose, redução de ADM, trismo, dor, fadiga, incontinência…
  • Cirurgia: SI, linfedema, fadiga, dor, fraqueza, redução de ADM…

Reabilitação

A fisioterapia em oncologia irá atuar reabilitando pacientes oncológicos quando sequelas do tratamento oncológico se instalam, o que torna necessário recuperar função física (Ex: linfedema) ou respiratória (Ex: IRpA) perdida.

Outro importante papel da fisioterapia em oncologia após finalizado um tratamento oncológico com perspectiva de cura é prevenir recidiva do câncer. E para isso uma excelente ferramenta é a prescrição de exercícios, supervisionados a princípio, para educar o paciente a desenvolver sua capacidade física de acordo com sua tolerância atual e orientar sua progressão de forma segura e efetiva a alcançar os resultados de maior sobrevida e menor recidiva do câncer como a literatura vem demonstrando, em especial nos casos de câncer de mama e cólon.

Cuidados paliativos

Não menos importante, é a atuação do fisioterapeuta oncológico junto aos pacientes em cuidados paliativos, quando a expectativa de cura do câncer já não existe, mas a fisioterapia pode contribuir, e muito, no alívio de sintomas físicos e respiratórios, ao melhorar a mobilidade, a fadiga e a qualidade do sono de pacientes com câncer de pulmão por exemplo.

Em resumo a Fisioterapia em oncologia contribui em

Flávia Maria Ribeiro Vital

• Graduada em Fisioterapia pela UFJF • Especializada em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela USP • Especializada em Avaliação tecnológica em Saúde pela UFRGS • Doutora em Ciências pela UNIFESP, ênfase em Saúde Baseada em Evidências • Especialista em Fisioterapia Oncológica • Autora do livro “Fisioterapia oncológica: protocolos assistenciais” • Atuou por 16 anos no Hospital do Câncer de Muriaé – Fundação Cristiano Varella como coordenadora do serviço de fisioterapia e do Programa de Aprimoramento de Fisioterapia oncológica • Diretora da Vital Knowledge • Diretora do Centro Afiliado de Minas Gerais ao Centro Cochrane do Brasil • Professora-orientadora da Pós-graduação Stricto-sensu em Ciências da Saúde da UFV • Coordenadora das Pós-graduações Lato-sensu de Oncologia Interdisciplinar da PUC-Rio

Compartilhe em suas redes!

PLANO DE ASSINATURA ONCOLOGIA VITAL

  • Dezenas de cursos e eventos em oncologia da Vital Knowledge
  • Acesso ilimitado ao conteúdo dos cursos e eventos desde o primeiro dia de acesso
  • Faça quantos cursos quiser no mês sem limitações
  • Aulas com professores especialistas
  • Pagamento mensal 
  • Certificados de participação individual por curso/evento
  • Cancele quando quiser sem multa

Deixe seu comentário!

Seu feedback é extremamente importante para nós!